03/04/2014

Sites responsivos e a sua importância.

Sites responsivos e a sua importância.

Ter um site responsivo não é mais opção e sim necessidade! Com o crescente número de Tablets e Smartphones acessando a rede, não podemos limitar o acesso dos usuários aos conteúdos dos sites. É obrigação das empresas, entregar ao seu futuro cliente um site que facilite sua navegação e potencialize sua experiência. Se o site não se adapta ao dispositivo, a experiência do usuário será negativa e a permanência no mesmo, curta.

Este tipo de comportamento, reflete nos índices de rejeição e nas posições de destaques do site no Google, o que dificulta o acesso do usuário ao principal canal de comunicação e vendas, comprometendo assim, o número de acessos. Para que isso não aconteça, o layout do site deve ser planejado e desenvolvido com base na largura da tela dos dispositivos móveis.

Assim, todo site se ajustará ao tamanho da tela perfeitamente. Além do layout, devemos levar em consideração a disposição das fotos, textos e botões de navegação, principalmente os botões de compra online, que deverão estar em destaque e permanecer sempre no mesmo local, independente da página visitada.

Esta estratégia serve para facilitar o acesso a compra. Um site que apenas diminui ou aumenta o tamanho dos elementos, ou só se adapta a dispositivos diferentes não é um site responsivo. Para ser um site seja caracterizado como responsivo, deve se adequar a várias resoluções em todos os dispositivos, plataformas e orientações de telas, sempre com o objetivo de melhorar a experiência do usuário durante a navegação.

As vantagens de se ter um site responsivo são muitas, mas o objetivo final será sempre na experiência positiva do usuário, afinal um site responsivo tem que atender as necessidades do cliente de forma rápida e segura, além de expor da melhor forma as informações buscadas.

Dois bons exemplos de tudo o que citamos acima, são os sites produzidos para dois clientes: Porto Zarpa Hotel ( http://www.portozarpa.com.br ) e da Pousa Ogum Marinho (http://ogumarinho.com.br), que ficam localizados em Praia do Forte, na Bahia. Dá uma olhada!

Abaixo um gráfico do comportamento dos usuários :