14/10/2014

Sejamos Criativos na Vida !

Sejamos Criativos na Vida !

A criatividade pode ser aplicada em qualquer área da vida. Ser criativo é pensar fora da caixa, ou seja, pensar de forma diferente. É ser original, não seguindo as normas pré-estabelecidas e nunca imitando o que já foi feito milhares de vezes.

Criatividade é um elemento essencial no contexto do trabalho. Nas empresas, os funcionários criativos são muitas vezes recompensados, porque conseguem pensar em soluções eficazes para diversos problemas. Ela freqüentemente resulta em soluções que permitem à empresa economizar ou criar produtos que aumentam o seu lucro.

No âmbito das artes, a criatividade artística consiste na capacidade do indivíduo de criar obras com valor e com elevado grau de diferenciação em relação a outras obras. Uma obra criativa pode ser uma pintura, um livro, uma escultura ou um edifício, por exemplo.

A criatividade muitas vezes surpreende as pessoas de forma positiva, porque elas frequentemente não esperam algo diferente. Um exemplo disso são os presentes, muitas pessoas gostam de dar presentes criativos para amigos e familiares. Porém, diferente do que se pensava antigamente, ser criativo não é questão do dom, mas sim, de estimulo, que deve vir tanto o próprio colaborador quanto do ambiente, nas empresas.

Para ajudar neste processo reunimos algumas dicas para estimular a criatividade. Confira:

Use a imaginação: È preciso canalizar essa imaginação quando você for pensar sobre suas capacidades. Acredite em você e voe alto !

Mude sua mente: Você não precisa virar um cirurgião, mas você deve ser capaz de mudar de carreira com facilidade. Mantenha seu portfólio atualizado, tenha sempre cartões de visita no bolso e fique alerta para n ovas oportunidades e projetos que possam surgir no caminho. Um profissional flexível é geralmente alguém criativo.

Encontre diversão em tudo: Leve um pouco de diversão ao seu trabalho. Envolva seus clientes com a pergunta “e se”, tente sempre criar algo realmente diferente. Encontre sempre uma maneira de sentir prazer no seu trabalho, e você sempre ficará empolgado com o próximo job.

Ambiente propício: Considerando que o ambiente é definido em boa parte pelo relacionamento que as pessoas estabelecem dentro dele, a politica interna é um fator de grande importância na geração de boa convivência quando facilita a cooperação e o desenvolvimento de propostas.

O valor do absurdo: Uma ideia criativa e inovadora pode ser inicialmente, considerada um absurdo. É importante lembrar que a novidade muitas vezes gera uma reação de rejeição inicial pelo simples fato de ser ainda um elemento desconhecido.

Faça listas: É algo muito útil e sempre ajuda a organizar a bagunça mental. Tendo sua lista em mãos você não precisa ficar guardando tudo na cabeça, e dá mais espaço para a criatividade.

Colabore: Uma maneira de exercitar a criatividade é colaborando com outros projetos! Muitas ideias novas podem surgir, principalmente quando essas pessoas são de áreas diferentes.

Organize seu espaço de trabalho: É difícil pensar na bagunça!

Faça pequenas pausas no seu dia: descanse a mente pelo menos 15 minutos.

Escute música: Sempre relaxa!

Permita-se errar: É errando que se aprende!

Termine algo: Muitas vezes melhor do que começar um novo projeto, é terminá-lo!

Independente do que você for fazer em sua rotina, busque cada dia se renovar e reiventar suas atividades, tenha em mente que, é preciso tornar sua mente flexível a novas experiências, fazendo com que os pensamentos criativos encontrem um caminho mais fácil para agir e atrair bons resultados. Experimente colocar em prática nossas dicas e veja os resultados. E não esqueça de contar como foi o seu processo criativo para gente.