24/10/2014

Qual tecnologia utilizar, HTML ou HTML5?

Qual tecnologia utilizar, HTML ou HTML5?

Recentemente nosso departamento comercial recebeu de um novo cliente algumas questões com relação ao nosso contrato, onde dizia que o site seria criado em HTML. Nada demais até ai.

Olha a pergunta da equipe de TI:

- Porque não construir em HTML5 ao invés de HTML?

Para responder, nossos executivos comerciais recorreram a equipe de programadores, que deu a resposta abaixo e que vale a pena ser compartilhada aqui em nossa coluna Aprendendo.

Alishan Tesch: Os sites são produzidos com as últimas tecnologias independente da linguagem, no HTML usamos os padrões do 5, os que podem ser usados tranquilamente por terem suporte nos navegadores. Usamos CSS 3 como folha de estilo. Usamos JavaScript e dezenas de bibliotecas como jQuery e outras baseadas nela. Usamos PHP para programar, para criar a lógica de negócio e sistema, também com auxílio de frameworks e design patterns avançados de programação, como PDO, por exemplo. Usamos o MySQL como banco de dados. Enfim, usamos tudo que há de novo mas ainda assim sólido no que toca desenvolvimento web, para produzir nossos projetos.

Alishan Tesch: Só um ressalvo, o HTML 5, como gostam de falar, não existe ainda e talvez nunca chegue a existir de fato. O que a W3C tenta fazer é criar padrões de tags, designando para algumas funções e espera que os desenvolvedores dos navegadores respeitem as tags. Mas a nova coleção completa de tags da linguagem ainda não está definida, nem tudo funciona em todos os navegadores, etc... Estamos nesse ponto há alguns anos já, e provavelmente continuaremos por mais alguns até que batam o martelo, se é que o farão. Mas o mais importante é que continua sendo HTML.