05/12/2013

Problemas com o filtro de spam do Gmail? Veja como resolver.

Problemas com o filtro de spam do Gmail? Veja como resolver.

Desde que os e-mails se tornaram uma peça importante no dia-a-dia dos internautas, infinitos meios de chamar a atenção dos leitores foram criados, desde as velhas correntes, que afirmavam que você “não encontraria o amor da sua vida” caso não compartilhasse a mensagem, até os odiados e-mails spam, conhecidos por superlotar caixas de entrada com informações quase sempre inúteis.

Com a evolução da tecnologia, foram pensados métodos para evitar a saturação das caixas de e-mail com correio publicitário não solicitado, movendo esse tipo de mensagens para uma pasta chamada Spam. Porém, com a reciclagem dos sistemas de comunicação empresarial e com a criação do e-mail marketing (que diferentemente do spam respeita normas e procedimentos pré-definidos e só é enviado aos que optaram por recebê-lo), muitas mensagens de conteúdo revelante passaram a ser encaminhadas para a caixa de spam.

Pensando em quem não aguenta mais ter que resgatar mensagens importantes  do lixo eletrônico ou da caixa de spam, nossa dica de hoje é a criação de um filtro anti-spam para o Gmail, para que sua caixa de e-mail só ignore aquilo que ralmente for irrelevante.

Como criar um filtro:

1. Abra o Gmail

2. Clique na seta para baixo na caixa de pesquisa. Será exibida uma janela para especificar os critérios de pesquisa.

3. Digite os critérios de pesquisa. Para verificar se a pesquisa funcionou corretamente, clique no botão de pesquisa.

4. Clique em Criar filtro com esta pesquisa, na parte inferior da janela de pesquisa. Se você precisar verificar os resultados da pesquisa, clique no x para recolher as opções de filtro. Ao clicar novamente na seta para baixo, a janela reaparece, com os mesmos critérios de pesquisa que você tinha inserido.

5. Escolha as ações que o filtro deve executar.

6. Clique no botão Criar filtro.

Observação: Quando você criar um filtro para encaminhar mensagens, ele será aplicado somente às novas mensagens. As mensagens existentes às quais o filtro se aplica não serão encaminhadas.