29/10/2014

O Natal já começou!

O Natal já começou!

O Natal é uma das datas comemorativas que melhor movimenta o comércio, seja ele online ou offline, principalmente no que diz respeito ao volume de procura pelos mais diversos produtos. Os motivos são variados, mas os dois principais argumentos para esse aumento nas vendas é a tendência dos consumidores em presentear famílias e amigos e a si mesmos, além do aumento da entrada de dinheiro, oriundo do décimo terceiro salário e de férias. Dessa forma, é importante entender que as pessoas comprarão em algum lugar.

Vamos mostrar algumas ações que trarão resultados no marketing de comércio eletrônico e faça do Natal uma data especial para vendas. Confira :

Google Adwords e Links Patrocinados: Anúncios no Google Adwords que contenham a palavra Natal convertem mais por causa da segmentação. Além do público se identificar com o produto,  pois o Google sempre relaciona o assunto da pagagina ao do anúncio, também se identificará com a palavra Natal, por estar envolvido com a data.

Facebook ADS : O Facebook ADS reúne duas premissas importantes. Uma é a popularidade da rede social e a outra é a tendência das pessoas clicarem em anúncios com frases de impacto ou efeito. É uma ótima oportunidade de colher os frutos no ADS.

Planejamento: É preciso planejar cada passo, desde entender quais produtos estarão em alta, qual a faixa etária, sexo e gostos dos consumidores. Assim, poderá escolher as ferramentas adequadas.

Comunique-se : A comunicação visual e a comunicação emotiva deve ser o foco nas campanhas de Natal. Criar um website ou uma landing page de direcionamento de tráfego é fundamental. Ao utilizar campanhas orgânicas, que podem ser através de redes sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e campanhas pagas, no Google Adwors, Facebook Ads ou outros links patrocinados, é preciso que o público seja direcionado para algo mais interessante do que um banner ou uma imagem com link. É fundamental que o público envolvido com clima natalino  encontre nessa página um ambiente apropriado e perceba que foi ao lugar certo. A criação de um vídeo com animação é simples e eficiente, desde que compacto e com a comunicação adequada. 

Fanpage especial e outras redes sociais: Uma das maiores redes sociais, o Facebook e a criação de uma fanpage direcionada poderá alavancar os resultados do comércio eletrônico. A interação deve ser uma dos focos da página de fãs. Promoções que premiam  os acessos ou  as frases de maior efeito podem ser pensadas.  O Twitter também pode aproximar os clientes e ajudar nas conversões. A criatividade na criação de uma hashtag é fundamental, chama a atenção das pessoas e poderá viralizar.

SEO : É uma estratégia fundamental e aparece em todos as ferramentas, tanto as campanhas pagas como nas campanhas orgânicas. Por isso é preciso otimizar as palavras chaves e não se limitar a palavra Natal. Várias expressões natalinas podem ajudar na conversão, especialmente aquelas relacionadas a presente e renovação. Para compreender melhor as palavras-chave que trarão resultados à sua campanha de SEO, basta fazer uma pesquisa no Keyword Planner ou no Google Adwords. Mesmo em camoanhas no Facebook ou em outras redes, é possível utilizar as palavras melhores rankeadas no Adwords, pois elas seguem uma tendência das buscas e dos cliques.

Uma campanha deve ser pensada de forma linear, passando pelo início, desenvolvimento e conclusão. Planeje cada passo da campanha e realize atividades de otimização que as vendas acontecerão naturalmente.