26/06/2014

O mundo em tempo real através do Google

O mundo em tempo real através do Google

A empresa Skybox geradora de imagens de satélite, é a mais nova aquisição milionária do Google. Entre as muitas empresas de tecnologia adquiridas pelo Google no ano passado, esta, em particular deve ser motivo de preocupação para os defensores da privacidade em todos os lugares da Terra.

Não é nenhuma surpresa que o Google tenha se interessado nesse tipo de tecnologia. que vai ser de grande interesse para as empresas em todos os lugares do mundo. Essa é mais uma ferramenta em seu arsenal de coleta de dados. Essa tecnologia pode se tornar uma indústria com enormes ramificações em toda a economia global. Os investidores vão ser capazes de prever o preço dos alimentos, estudando terras agrícolas de uma país, e poderão medir a produtividade de uma mina de ouro avaliando seus dejetos.

A Skybox é conhecida por prever os resultados trimestrais do Walmart em 2010, simplesmente assistindo estacionamentos da loja e calculando o volume de clientes. Mas é claro que o Google não quer ganhar dinheiro prevendo lucros. Ele prefere espionar consumidores todos os dias e os seus hábitos. Com a ajuda dos federais, a Skybox em breve será capaz de fazer isso e muito mais.

Uma semana após a compra do Google da Skybox, o Departamento de Comércio dos EUA levantou restrições de resolução de imagens de satélite. Nos próximos 6 meses, será possível identificar objetos com pelo menos 25 centímetros de tamanho. Antes, não era permitido ver objetos com menos de 50 centímetros de tamanho. A tecnologia com certeza vai continuar avançando, e termos acesso a esse tipo de ferramenta, onde será possível ver as atividades em termo de movimento e não só apenas identificar.