10/03/2014

E-mail marketing, estratégia que funciona

E-mail marketing, estratégia que funciona

Um plano de mídia eficaz faz com que o consumidor se sinta cercado por todos os lados pela comunicação da marca, exigindo assim o uso de múltiplos canais. Uma grande parte da empresas baseiam sua estratégia de marketing digital exclusivamente em redes sociais, que são excelentes ferramentas para divulgar e desenvolver a marca, mas apesar de atingir um bom número de pessoas e ser muito viral, não é a maneira mais indicada para investir todos os esforços do marketing digital.

Uma boa estratégia é fazer um cross media com todos os canais, sem esquecer do bom e velho e-mail marketing, que permanece firme e se mantem como um dos principais pilares de sucesso de uma campanha digital. Sua influência social do é soberana, segundo um estudo realizado pela SocialTwist, 119 campanhas de marcas líderes foram monitoradas durante um período de 18 meses, obtendo resultados que revelaram uma vantagem significativa para a capacidade do e-mail em converter novos clientes em relação ao Facebook e o Twitter.

Entre os principais beneficios do e-mail marketing, algumas se destacam: baixo custo em comparação com os canais de comunicação tradicionais, facilidade na segmentação, muitas empresas limitam o uso do e-mail marketing apenas para clientes que se inscreveram em suas newsletter, “Calls to Action”, o grande trunfo, que é a eficiência do impulso de compra do cliente - imediatismo, facilidade em criar campanhas bem sucedidas, facilidade em mensurar através de sofwares que permitem acompanhamento de resultados, compartilhamento fácil, integração e marketing verde.

Agora para alcançar resultados expressivos, um dos pontos mais importantes é a utilização do sistema correto de envio/disparo (EMSP), que esteja atento a detalhes técnicos como o SPF, Sender ID, Domainkeys e ao DKIM, evitando que a mensagem seja considerada “indesejada” pelos provedores dos destinatários.  Para ter sucesso nesse tipo de campanha, é preciso estar atento a forma como as peças são criadas e enviadas, fazendo uso da ética, pertinência, frequência e a autenticação do responsável, isso é, seguindo e respeitando o código de autoregulamentação (ver mais).

Na BeeWeb, algumas EMSP, que são provedores especializados para o envio das peças criadas, como o EasyMail, Locaweb, MailChimp e o SendGrid, são utilizadas e recomendadas de acordo com os objetivos de cada campanha. Para escolher o mais adequado EMSP, avaliamos o negócio do cliente, sua necessidade, o tipo da campanha, a segmentação e seu investimento.   

Fique atento: a principal diferença entre o EMAIL MARKETING e o SPAM é o relacionamento prévio!