17/12/2014

Adeus Fakes!

Adeus Fakes!

Com mais de 200 milhões de usuários ativos, o Instagram é uma das redes sociais de foto mais famosas. No entanto, conforme a popularidade do serviço aumenta, aumentam as tentativas de ataque virtuais à rede.

As contas falsas normalmente seguem inúmeros usuários. Em geral, seguem outros perfis falsos e têm poucas fotos publicadas. Alguns, não tem fotos. O objetivo principal de criar perfis falsos, prática oferecida por várias páginas na web por alguns dólares, é publicar spam, de forma automática, para atrair novos seguidores para assinatura de vídeos, blogs, games e outros.

O aplicativo anunciou que vai apagar as contas de perfis falsos. A ideia é garantir organização da rede social e evitar que ocorra a proliferação de spam e das famosas contas fakes. Por conta disso, o número total de seguidores de alguns usuários pode cair.  A empresa anunciou que atingiu os 300 milhões de usuários no ultimo dia 11. Em comunicado oficial, Kevin Systrom, CEO da rede, garantiu que a ação vai melhorar a experiência do usuários. Systrom afirmou também que a maioria não deve ser impactada com a medida, mas donos de contas com muitos seguidores que notarem a correção, receberão uma notificação no aplicativo direcionando-as para informações adicionais.  

Além disso, o Instagram vai começar um sistema de verificação de contas oficiais de celebridades, atletas e marcas, através de etiquetas e sinais de check (✓) que confirmam a veracidade do perfil. A ideia é ajudar os usuários a assegurarem que estão seguindo a conta certa.