4 Motivos do Por que Caprichar no Design das Postagens para Redes Sociais

O objetivo principal de fazer postagens nas redes sociais é mostrar a sua marca para o público de maneira rápida e capaz de transmitir as informações que a empresa quer passar. Dessa forma, caprichar nas publicações utilizando o conjunto de imagem e texto de maneira estratégica é importante para um boa performance do produto divulgado.

Por esse motivo, uma das principais dificuldades de comunicação entre clientes e agências trata-se justamente da intervenção baseada nos gostos pessoais dos clientes, o que acaba interferindo nas técnicas publicitárias para transmissão de conteúdo destinado ao público nas redes sociais.

Na hora de fazer uma peça que será publicada, alguns critérios são levados em consideração e precisam ser analisados estrategicamente, pois cada uma tem um impacto pretendido que será mensurado após a publicação. Conheça os motivos e necessidades do Por que Caprichar no Design das Postagens nas Redes Sociais.

Conversão

As marcas quando entram nas redes sociais possuem alguma finalidade, seja com o objetivo de vender mais produtos, serviços ou manter o relacionamento com os seus clientes.  Para que isso aconteça, as peças precisam ter um bom design, transmitir a mensagem desejada e vender o seu “peixe” sutilmente. A junção de todos esses requisitos é observada na conversão de usuários em clientes. Quando a gestão das mídias sociais é bem planejada, as peças conseguem ser assertivas a ponto de performar bem e converter.

Destacar sua Marca

As novas empresas entram no mundo digital querendo dar visibilidade ao seu negócio, mas para que isso aconteça é preciso gravar o principal referencial do seu negócio na mente dos usuários: sua marca.

É importante que os cards – as peças gráficas – veiculados em suas redes sociais tenham sua identidade visual, sua marca e suas cores, assim os usuários irão manter isso em mente e relacionar as publicações toda vez que elas aparecerem no seu feed de notícias. Assim empreendimento começa a ser notado e marcado, pois ele segue um padrão. Tá duvidando? Vamos fazer um teste:

 

Você não precisa que eu te diga que essa é a marca da Mcdonald”s, sabe por quê? Porque todo mundo já conhece, já está fixada na mente coletiva.

UX ( User Experience)

Talvez o item mais importante para ser levado em consideração é a experiência do usuário, afinal de contas, é para ele que as publicações estão sendo destinadas. Então, nada mais justo do que oferecer a ele a melhor experiência possível. Pensar na linguagem e abordagem que será utilizada com o seu público – escrita ou visual – levando em consideração como será a receptividade do produto ofertado, é imprescindível para poder aprender mais sobre o que funciona na rede social da sua empresa e o que não é bem aceito.

Leiturabilidade e Legibilidade

Usar o elemento textual nos cards é bastante vantajoso, pois geralmente são informações curtas e diretas, por esse motivo a aceitação do público é boa, pois as pessoas nas redes sociais querem informações rápidas e sem rodeios.

Então, quando integrado às imagens, ele precisa ser capaz de transmitir conforto visual para os usuários e uma capacidade de ler as palavras, para que a mensagem transmitida não cause ruídos. Essas situações são causadas por problemas com as margens, alinhamentos, comprimento da linha, parágrafos, espaçamento, entrelinhas, entre outros.

No caso da legibilidade, se trata da capacidade de reconhecer as letras, ou seja, a facilidade com que uma letra pode ser distinguida de outra. Essa questão está intrinsecamente ligada ao tópico de UX ( Experiência do Usuário), e quando se trata de texto e imagem isso precisa ser impreterivelmente muito bem pensado.

Texto com cores próximas ao do fundo da imagem, por cima de algum elemento que dificulte a compreensão, letras muito cursivas, são alguns dos erros que acomete a esse tópico.

 

Portanto, o design de qualquer peça publicitária é algo que precisa ser pensado por um profissional, pois ele vai saber como transmitir a mensagem da melhor maneira, pois o resultado gerado através dessas postagens são revertidos em compartilhamentos, curtidas, seguidores e clientes para o seu negócio.